O regulador de velocidade, também conhecido como limitador de velocidade, é um item mecânico do elevador indispensável quando se trata de segurança, na verdade ele é o principal sistema de segurança!
O funcionamento dele é parecido com o cinto de segurança de um veículo, ou seja, se o elevador ultrapassar a velocidade nominal, ele irá atuar, paralisando a cabine do elevador.
Caso quando o elevador está com seu peso excedido, ou alguma falha no comando que aumentou sua aceleração acima da nominal ou num caso extremo, o rompimento dos cabos de tração*. Neste caso é algo muito raro, para os cabos de tração se romperem, houve por parte dos administradores e responsáveis (empresa de elevadores, síndicos e gestores), negligência na manutenção.O que é o limitador de velocidade do elevador?





O Limitador de Velocidade é um equipamento que atua como mais um item de segurança no elevador.
Trata-se de um aparelho que funciona na mesma velocidade que o elevador. Caso o elevador tenha sua velocidade ultrapassada do limite permitido, é acionado automaticamente o sistema de travamento, ocasionando a parada do elevador.
Ele é composto de polia tensora e cabos
Por isso a Recalibragem se faz necessária conforme a determinação da ABNT
Qual a sua principal função?
Monitorar constantemente a velocidade do elevador e realizar uma frenagem em caso de emergência.
Em qual situações o limitador de velocidade realiza uma frenagem de emergência?
Se o elevador ultrapassar a velocidade nominal, o dispositivo aciona mecanicamente o freio de segurança.
A velocidade do elevador poderá aumentar por uma série de falhas, tais como:
Falha no sistema de freio, excesso de peso, rompimento dos cabos de tração etc.
Onde ele fica instalado?
O conjunto polia, cabos e sistema elétrico fica situado na casa de máquinas, já o sistema de freio fica situado embaixo da cabine e a polia tensionadora localizada no poço do elevador
Por que ele é considerado o dispositivo mais importante na segurança do elevador?
Porque no caso mais extremo, perda dos cabos de tração, esse sistema irá atuar de forma mecânica, não dependendo de eletricidade.
Existe o perigo de o limitador de velocidade não atuar?
Esse risco existe, apesar de ser raro, por isso uma boa manutenção que consiste em aferição e teste em bancada se faz necessário, além de fazer a devida manutenção no sistema de freio localizado abaixo da cabine.
Como é testado o funcionamento do limitador de velocidade?
O teste é feito em oficina especializada que emiti a ART e o certificado de calibração além de providenciar o lacre de teste, esse teste é feito a cada 2 anos.