As portas impedem que as pessoas entrem no momento que a cabina não está presente e caiam no poço.
Basicamente o conjunto PORTA DE ELEVADOR é composto por dois sub conjuntos:
PORTA DE CABINE
PORTA DE PAVIMENTO
PORTA DE CABINE
As portas de cabine, ou kit operador de portas são constituídos por diversos elementos tais como correias, polias, cabos, elementos rotativos e em alguns casos a porta pantográfica. A função do operador é de abrir e fechar a porta de cabine.
O conjunto kit possui o “mecanismo + folhas de aço inox”.
Os elevadores mais antigos, possui um sistema, que apesar de possuir um funcionando considerado normal, possui componentes que não são mais encontrados no mercado, muitas desses prédios ainda possuem as portas tipo pantográficas, esse tipo de porta de cabine causa muitas falhas além de não serem mais fabricadas.



PORTA DE PAVIMENTO
As portas de piso ou de pavimento, são as portas que separam o usuário da cabine e do pavimento. No caso existem dois modelos:
Portas manuais de eixo vertical: Normalmente de madeira que são abertas manualmente pelo usuário.
Portas automatizadas: São portas que podem ser constituídas de vários materiais:
Chapa pintada a pó (RAL 7032)
Aço inoxidável
Alumínio anodizado
Alumínio colorido
Alumínio lacado
Alumínio extruído
Chapa plastificada


Se tratando de paralisações, o conjunto PORTA DO ELEVADOR é responsável pelo maior índice de chamados do condomínio.
São comuns as paralisações por desgastes de algum componente, e muitas vezes é necessário levar o conjunto para um oficina especializada ou a confecção de um componente que não existe mais no mercado ou em uma linha de produção, nesses caso o tempo de reposta para que o elevador volte a funcionar pode demorar alguns dias, alterando o dia a dia do usuário.
VANTAGENS
Menor índice de falhas – Eficiência
Os itens do novo conjunto por ser mais moderno, possui uma linha de produção sólida, sendo fácil sua reparação.
Valorização de patrimônio
A apresentação do elevador com portas automatizadas e o conforto que o novo conjunto tende a valorizar o patrimônio em 20%.
Se em uma mesma região, dois prédios são parecidos em relação metragem, estrutura etc., mas em um deles o elevador é mais moderno, a tendência de fechamento de negócio será para o prédio com o elevador mais moderno
Segurança
Existem dois riscos no atual sistema de porta de cabine e pavimento
O primeiro, apesar de ser raro, está relacionado a porta de pavimento. Existem casos de acidentes de queda de passageiros no poço quando a porta de pavimento libera a entrada do usuário sem que a cabine esteja no pavimento.
O segundo está relacionado as portas pantográficas (portas de cabine). Neste caso as hastes podem causar acidentes em crianças ou animais de estimação caso coloque um dos membros no momento de abertura e fechamento da porta.
Com a troca das portas de pavimento do tipo eixo vertical por portas automatizadas, esse risco é praticamente nulo, porém devido ao alto valor de investimento, automatizar apenas os andares que possuem um maior fluxo de passageiros é uma inteligente escolha para evitar esses acidentes.


