
Como já pontuei anteriormente, imagina um automóvel da década de 80’’~70’’, imaginou? Conhece prédios que foram construídos nessa época? E os elevadores?
Pois é, a engenharia, assim como evoluiu na criação de novas soluções voltada a segurança e performance para carros, aviões, embarcações etc., evoluiu, também, para os elevadores.
Mensalmente, as empresas responsáveis em fazer a manutenção nos elevadores devem realizar uma manutenção preventiva em todos os componentes que constitui em o elevador, principalmente os itens de segurança. Essa manutenção ou são ajustes, verificação visual, sonora, limpeza e lubrificação. Desta forma garante a segurança e o bom funcionamento dos elevadores.
O problema que nem todos os técnicos ou empresas levam esse procedimento à sério, então existe uma necessidade de disseminar e informar sobre as necessidades de melhoria dos elevadores.
Dito isso, vamos falar sobre o conjunto: trincos / fechos eletromecânicos!
Primeiramente que esse dispositivo só é instalado em portas de eixo vertical não se aplicando a portas automatizadas.
O trinco eletromecânico é um dispositivo de segurança destinado a fechar e travar a porta de pavimento por meio de contatos elétricos. Localizado no batente da porta, os trincos possuem dois contatos elétricos (porta fechada + porta travada). Quando ocorre o contato elétrico no fecho eletromecânico, um pulso elétrico enviado ao quadro de comando do elevador, fechando a porta de cabine e permitindo assim, a movimentação da cabine do elevador ao respectivo andar. Uma vez atingido o destino, cessa o contato elétrico e o fecho eletromecânico é desativado para permitir a abertura da porta de
Todavia, ao longo da movimentação normal do elevador, se houver um rompimento do contato elétrico causado por esforço externo isso irá parar no respectivo pavimento onde deu-se a perda do contato elétrico.
É por esse e outros motivos que é obrigatório por a instalação de avisos nas portas de pavimento com os dizeres:
“Aviso aos passageiros: antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar.”

O profissional devidamente habilitado deve manter esses trincos sem impurezas, regulados e lubrificados, porém tem momentos que esse dispositivo deve ser substituído muitas vezes por desgaste natural, fadiga ou causa externa.
Em caso de negligência ou falta de manutenção, pode acontecer acidentes, num caso extremo, falhas podem acontecer, como abrir a porta sem que o elevador esteja no pavimento ou o elevador se movimentar com a porta aberta. Existem trincos muito antigos que possui seu elemento interno de travamento um formato cilíndrico que pode causar o contato elétrico, mas não ocorrer o travamento da porta.
Na lateral do passadiço, onde o conjunto é instalado, existe um espaço que permite o movimento rotativo de um elemento amplamente conhecido como “bracinho”, que se não for devidamente limpo, excesso de impurezas poderão se acumular e então limitar o seu o movimento rotativo que basicamente é de liberação ou não da partida e abertura de portas, podendo acarretar defeitos e num caso extremo, um
Numa vistoria, analisar andar por andar, todos os trincos e testá-los é um procedimento obrigatório devido ao risco que esse importante dispositivo envolve.
Para piorar, existem casos de técnicos, muitas vezes pressionado ou pela empresa ou pelo administrador do condomínio em liberar o elevador para funcionamento, acaba cometendo um erro grave, fazendo uma ligação na qual isolam esse sistema de segurança.
Atualmente, devidos às falhas identificadas, a engenharia desse dispositivo evoluiu, como novos tipos de material, mecanismo, deixando esses dispositivos mais seguros e eficazes, no qual o sistema só libera o elevador quando ocorre o travamento total em dois estágios e com dois sinais.

Conclusão:
Manter os elevadores bem conservados, exigir relatórios fotográficos, verificar se as empresas possuem um processo de conservação de trincos bem definidos é sempre uma boa opção.
A prevenção mensal faz com que a vida útil dos componentes seja a maior possível manutenção preventiva é essencial e faz com que a vida útil dos componentes do elevador seja a maior possível.
Fazer uma inspeção periódica em todos os andares e portas de pavimento e seus componentes devem ser parte integrante de um bom plano de manutenção de elevadores e assim ser seguida pela empresa que realiza os serviços de conservação nos elevadores.
Caso seja possível financeiramente e tecnicamente, automatizar as portas é a solução ideal, as vezes focar nessa automatização dos andares que possuem um maior fluxo é uma sábia decisão.
Vale ressaltar que a norma que diz respeito a dispositivo de segurança é a NM207 : 14.1.2.1.4.