Pavuk Elevadores

Primeiramente temos que saber que o “modernizar” é um termo genérico para escolher um projeto no qual será substitui itens que constituem determinados subconjuntos do elevador, deixando o elevador mais eficiente, produtivo e seguro.

TIPO DE MODERNIZAÇÃO

Existem dois modelos de modernização.

A primeira e mais importante a técnica que na verdade é uma adequação tecnológica, onde o quadro de comando, botoeiras, fiação, sensores e dispositivos de segurança serão instalados e ou substituídos por outros mais atuais.

A segunda é a estética, no qual é realizado um projeto de re-design na parte interna da cabine, nesta modernização, alguns itens normativos também são instalados.

QUANDO MODERNIZAR

Existem elevadores que possuem a sua tecnologia da época do da construção do prédio, ou seja, 30 anos, 40 anos até 60 anos. Nessa época normas de segurança ainda não era aplicáveis ou não existia, imagina que a 30 anos atrás airbag, direção  elétrica e cinto de segurança eram itens impensáveis, no elevador é a mesma coisa.
Além disso esses elevadores da década de 60 estão com componentes que não são mais produzidos, não existem mais linha de produção, estão obsoletos, logo quando ocorre uma falha/defeito o tempos de resposta é muito longa e as vezes muito custosa.
Pensando nisso, modernizar o elevador é a melhor forma de deixar o elevador não apenas mais seguro mas também muito mais produtivo.

VANTAGENS EM MODERNIZAR

As vantagens são:

  • Economia de energia
  • Aumento de vida útil de componentes mecânicos
  • Menor índice de falha
  • Maior agilidade nos consertos
  • Possibilidade de up grades com instalações de novos acessórios e soluções
  • Mais conforto
  • Mais seguro

QUEM DECIDE A MODERNIZAÇÃO

A decisão é feita pelos administradores do condomínio, síndicos, gerentes e etc, mas a falta de conhecimento por parte do condômino, desconfiança do condomínio com a empresa prestadora de serviço são fatores que faz com que o engenheiro neutro, consultor, realize um estudo de viabilidade econômico-financeira explicando assim a necessidade de fazer ou não a modernização.

O QUE CONSTITUI UMA MODERNIZAÇÃO TÉCNICA

O mais comum numa modernização técnica é a troca do quadro de comando, botoeiras e fiação, mas em alguns casos, existem outros itens que também podem ser modernizados ou incluídos como upgrades no quadro para uma determinada solução para uma determinada necessidade, por isso o trabalho do consultor em instruir o condomínio a fazer a melhor escolha sempre priorizando a segurança, custo e benefício.

O QUE É UM QUADRO DE COMANDO

Como já dissemos anteriormente, o quadro de comando é o primeiro item a ser modernizado numa modernização técnica.

O quadro de comando é basicamente um armário com uma série de componentes eletrônicos tais como placas, fiação elétrica, inversor, módulos etc. Ele é responsável em fazer toda a troca de informação do elevador, é ele o responsável em acionar o motor quando você aciona o andar que deseja ir. Todos os componentes estão ligados ao quadro de comando, pode se dizer que é o cérebro do elevador.

COMO ESCOLHER QUAL MODERNIZAÇÃO TÉCNICA FAZER

Existem uma série de marcas de quadro de comando assim como uma série de marcas de seus subconjuntos. Componentes de elevador são globalizados, assim como itens de automóveis, porém um bom engenheiro/consultor não se atenta apenas nos valores, mas na qualidade visando a segurança, um bom projeto de necessidades deve incluir as especificações das marcas que poderão ser utilizadas.

QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS MODERNIZAÇÕES TPECNIAS A SE FAZER

Como já falamos tem a troca do quadro de comando e das botoeiras de pavimentos e cabine são os mais comuns, mas também pode se atender em modernizar:

  • Portas de pavimento
  • Portas de cabine
  • Motor do elevador
  • Máquina de tração
  • Quadro de força
  • E etc

QUAIS OS UPGRADES QUE O ELEVADOR PODERA FAZER APÓS A MODERNIZAÇÃO?

Com o quadro de comando instalado, diversas configurações poderão ser instaladas, tais como pesador de carga, sistema duplex, sistema inteligente de chamado, sistema de resgate me falta de energia e etc.

CONCLUSÃO

Se você possui um elevador antigo, é uma decisão sábia optar em fazer a adequação, vocês terão mais segurança e mais economia além de outros fatores conforme descrito nesse texto.

Escolher boas empresas para realizar um serviço faz parte do processo de adequação.

Escolher produtos de bons fabricantes, produtos de qualidade, fará com que o projeto atinja o nível máximo de eficiência.
Sempre busque profissionais qualificados, um consultor de elevador irá assessorar buscando o melhor produto pelo menor preço, normalmente a economia será muito maior que os gastos com esse tipo de profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =